Limoeiro do Norte: Usina de Projetos

17/02/2017 | SEGAPRE

Nos últimos dias 15 e 16 de fevereiro, o Prefeito do Município de Limoeiro do Norte, Dr. José Maria Lucena, esteve reunido no auditório do IFCE com os seus secretários e assessores em um evento sobre captação de Recursos e Convênios. Na oportunidade, o Prefeito reapresentou para todos o Programa de Governo e lembrou da importância de cumprir os compromissos assumidos com o povo de Limoeiro. Dr. José Maria disse que “toda ideia que seja inspirada pensando numa cidade melhor será aproveitada e analisada pelos técnicos e que transformará Limoeiro numa verdadeira usina de projetos”. O prefeito ressaltou que um banco de Projetos bem definido e específico, próprios para a atender as demandas do Município, o auxiliará na captação de recursos. Lucena frisou que a situação financeira de Limoeiro é difícil, mas que está fazendo os planejamentos financeiro e jurídico para sanear as inadimplências e deixar o Município apto para receber recursos e investimentos dos Governos Federal e Estadual.

Logo em seguida, o Dr. Ednart Carvalho, diretor do Escritório de Captação de Recursos Financeiros e Convênios da Prefeitura de Limoeiro (ECARC), apresentou um panorama sobre a situação do Município junto ao SICONV Federal e Estadual e explanou tecnicamente aos presentes sobre a elaboração, acompanhamento e gerenciamento de projetos.

Já na tarde do dia 15 e durante todo o dia de ontem (16), o Dr. Ednart ministrou um treinamento específico para cada secretaria e seus assessores, pontuando inicialmente os Programas, Projetos e Convênios que já estão em tramitação e que podem ser ratificados pela gestão, desde que ainda possuam viabilidade técnica, bem como os programas estaduais e federais que estão disponíveis. Ao final de cada Oficina, o Dr. Ednart apresentou o inovador SMPC – Sistema de Monitoramento de Projetos e Convênios, adaptado para a prefeitura de Limoeiro.

O SMPC consiste numa ferramenta que será alimentada por cada Secretaria Municipal e que será capaz de gerenciar as demandas e projetos lançados por cada secretaria. Ednart auxiliará o município na lapidação dos projetos e tecnicamente na captação de recursos.

Para o Secretário de Infraestrutura, Chico Baltazar, que participou do evento, a administração de Limoeiro está muito bem representada, com objetivos e metas bem definidas e traçadas pelo prefeito e, do ponto de vista técnico, a vinda do Dr. Ednart, responsável pelo ECARC, garantirá que os projetos concebidos tanto no plano de governo como pelos secretários, estarão bem assessorados.

Já o Secretário de Atividades Econômicas, Éderson Castro, ressaltou que com a implantação do sistema, Limoeiro está embarcando rumo a um futuro organizado, bem definido e promissor e que a adesão ao SMPC representa o que há de mais moderno e atualizado na gestão pública, porque proporciona ao gestor bem intencionado uma visão panorâmica dos problemas, das necessidades e das soluções.

Para o Secretário da SECULDES, João Filho, a ideia do prefeito José Maria Lucena ampliará as portas de nossa cidade para o recebimento de investimentos.

IMAGENS DO EVENTO NO IFCE COM TODOS OS SECRETÁRIOS E ASSESSORES:

OFICINA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SECSA):

OFICINA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, DESPORTOS,
LAZER, JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO (SECULDES):

OFICINA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA (SEMEB):

OFICINA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES, CRIANÇAS E ADOLESCENTES
E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (SEMAS)

OFICINA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA,
SERVIÇOS PÚBLICOS E URBANISMO (SEINFRA)

OFICINA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS,
RECURSOS HÍDRICOS E ENERGÉTICOS E MEIO AMBIENTE (SEMAE) E