Notícias

Encontro Regional de Ensino de Astronomia acontece em Limoeiro do Norte

O intuito é colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física

POR CARLOS LEAL | 27 DE SETEMBRO DE 2018 | 114

Professores formavam a maioria da platéia

A Prefeitura de Limoeiro do Norte, através da Secretaria da Educação Básica em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBAA) e diferentes instituições que fomentam a ciência e tecnologia do país (CNPq, MCTIC), abriram hoje (27/09), prosseguindo até o dia 29 de setembro, o 71º EREA-Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Astronáutica, com o intuito de colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física.

Este trabalho envolverá cerca de 90 professores de Geografia, Física e Ciências, bem como alunos licenciandos dos cursos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Naturais, totalizando mais de 110 cursistas de Limoeiro do Norte e cidades vizinhas.

A abertura aconteceu no auditório do CVT (Centro Vocacional Tecnológico seguida por diferentes oficinas que se estenderão por todos os dias. Essas oficinas ocorrerão nos espaços do CVT e no Instituto Orbital de Educação.

Paralelamente a esses trabalhos, ocorrerão sessões de Planetário Digital, o qual ficará montado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Patronato São Vicente de Paulo durante os dias do evento, para atender alunos e professores. Neste espaço serão mostradas as direções cardeais, o nascer e ocaso do Sol nos diferentes meses do ano e nos Solstícios e nos Equinócios, a Eclíptica e as Constelações, passeando pelos planetas e suas luas com zooms, etc.

Os trabalhos não param por aí.

Durante a noite, Limoeiro do Norte será palco de observações astronômicas, onde alguns telescópios serão instalados para os cursistas prestigiarem o espaço que está sobre nós.

Tudo isso só foi possível devido o empenho do prefeito Dr. José Maria Lucena, da Secretaria Municipal de Educação Básica, na pessoa da professora Fátima Holanda e do Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, astrônomo responsável pela OBA/EREA por oportunizar a promoção da cultura científica e desenvolvimento tecnológico na nossa região.

Isso é Inovação e Transparência

 

Deixe seu comentário