AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CAUSA ANIMAL
ATA
REALIZAÇÃO: PREFEITURA DE LIMOEIRO DO NORTE E INSTITUTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – IMMAB
OBJETIVO: DIALOGO E CONSTRUÇÃO COLETIVA, EM PROL DO BEM-ESTAR DOS ANIMAIS DO NOSSO MUNICÍPIO.
Conforme convite à população, publicado em redes sociais, realizou-se no dia 31 de outubro de 2025, com início às 8:58h, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a audiência pública para apresentação da minuta do Termo de Referência que orientará a parceria através de um Termo de Colaboração voltado a ampliação das políticas de Proteção Animal, além da exposição de projetos, resultados e próximos passos desta importante causa.
Iniciando a audiência, o cerimonial foi conduzido por Wedja Colares, Chefe do Departamento de Educação Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do IMMAB, que fez a abertura convidando para compor a mesa a - DRA. DILMARA AMARAL – Prefeita Municipal de Limoeiro do Norte/CE; VANESSA PORTELA – Coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico; LEVI GOMES – Coordenador de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde; VANGERRE MAIA – Superintendente do IMMAB; CARLOS BARRETO – Assessor jurídico do IMMAB; IGOR RENNO – Coordenador do Departamento de Proteção e Bem-estar animal do IMMAB. Iniciou a fala Dra. Dilmara Amaral, dando as saudações e enfatizando a importância da causa animal para a saúde da população, a entrega do equipamento castramóvel, que ocorreu nesta quarta-feria, dia 29 de outubro, o abrigo aos animais e a vinculação do bem-estar animal ao Instituto Municipal de Meio Ambiente, que passou a compor o Departamento de Proteção e Bem-estar animal no início de 2025. Em seguida, a fala foi direcionada à Vanessa Portela, que após as saudações, parabenizou a prefeita municipal por fortalecer a causa animal no município, lembrando que, em parceria com o Instituto CENTEC e CVT, a atual gestão promoveu a 1ª e 2ª “Cãominhada”, como também as ações de encoleramento, onde já foram
encolerados 500 pets, afirmando a parceria entre CVT e Prefeitura Municipal. Posteriormente, a fala foi direcionada para Levi Gomes, que iniciou saudando a mesa presente, e destacou a política de proteção animal, agradecendo a Dra. Dilmara Amaral, pela ser pioneira da causa animal no município, fato que considera de grande êxito para Limoeiro. Em seguida, Vangerre inicia sua fala com a dispensa de protocolo para acelerar os trabalhos, agradecendo a presença de todos e passando a palavra ao Carlos Barreto, que saudou a todos os presentes desejando um bom proveito deste importante momento para a causa animal, que é a audiência pública. Encerrando a fala dos convidados, foi facultada a palavra ao Coordenador de Proteção e Bem-estar animal do IMMAB, Igor Renno, agradecendo a presença de todos e em especial à prefeita Dra. Dilmara Amaral, que tão honrosamente se dedicou ao avanço dessa causa no município.
Em seguida, a mesa foi desfeita, para iniciar a apresentação do Termo de Referência, que teve em seu primeiro momento, a introdução da audiência com o Assessor Jurídico do IMMAB, Carlos Barreto, que direcionou a plateia a acessar o QRCODE para que fosse respondido uma avaliação sobre a expectativa em relação ao sucesso das ações e políticas de bem-estar animal em Limoeiro do Norte daqui pra frente. O mesmo, iniciou a apresentação, explicando a diferença dos Temos de Colaboração, Termos de Fomento e Acordos de Cooperação que podem ser feitos entre setor público e OSCs, destacando o passo a passo para a Elaboração do Termo de Colaboração, que é a forma de parceria que o município pretende estabelecer para a causa animal. Posteriormente, foi iniciado o segundo momento, com Vangerre Maia, direcionando a plateia a acessar novamente o QRCODE para que fosse respondido uma avaliação sobre a expectativa referente à proteção e promoção do bem estar-animal. Na sequência, o mesmo exibiu os campos de atuação do IMMAB, focando na proteção e bem-estar animal, tema da audiência, e mostrando os números das ações realizadas pelo IMMAB até outubro de 2025. Logo após, iniciou a apresentação da minuta do Termo de Referência, mostrando os objetivos, a estrutura física, metas, monitoramento da parceria, estimativa de desembolso e cronograma de desembolso. Ao final, Vangerre direciona a plateia a acessar o QRCODE, para mais uma avaliação sobre a expectativa em relação ao sucesso das ações e políticas de bem-estar animal em Limoeiro do Norte, com o advento dessa política pública. Na sequência, a prefeita Dra. Dilmara Amaral, pediu a palavra, reforçado a importância da política da causa animal e encerrando sua participação na audiência pública, para dar continuidade de cumprir a agenda da gestão.
A cerimonialista, Wedja Colares, convida o mediador Igor Renno, para mediar as dúvidas e contribuições da plateia, que teve com o primeiro participante o Sr. Pedro Nobre, do Setor NH-5, questionando se animais de grande porte e da zona rural serão contemplados pela política da causa animal. O questionamento foi respondido por Vangerre Maia, que explicou que sim, esses animais estão incluídos na política do município, inclusive com intensificação das fiscalizações, porém, esses animais de grande porte não estão contemplados na política do castramóvel, como se faz com os animais de pequeno porte (cães e gatos) e reforçou na ocasião que o tema da discussão audiência é sobre o Termo de Referência da parceria com a OSC. O Segundo questionamento foi sobre o destino final dos animais que vierem a óbito, respondido por Igor Renno, que explicou que será feito o procedimento de congelamento seguido de incineração e em caso de zoonoses que necessitem de notificações, o profissional responsável terá que notificar à Secretaria Municipal de Saúde. O próximo questionamento, foi sobre os animais abandonados em pontos do município, Vangerre respondeu que o município está em vias de receber fiscais efetivos pelo concurso do IMMAB e como parte do seu exercício, haverá fiscalizações inerentes ao abandono e maus tratos de animais, visto que ambos os atos incorrem em crime. Gilvam questiona sobre alimentar animais em praças e calçadas, se é proibido, Igor Renno o responde esclarecendo que não é inconstitucional, não se pode proibir de alimentar qualquer animal, então Gilvan Moura pergunta ainda se pode proibir que coloquem alimentos na calçada da sua residência para os animais da rua, uma vez que o ambiente fica sujo e exposto. A ele foi informado que também não se pode fazer essa proibição e foi orientado que ele pode conversar com o cuidador solicitando que ele veja outro local para realizar a ação, ou que o mesmo se responsabilize por deixar o ambiente limpo. Joelma, enfatizou que é importante alimentar os animais e obrigatoriamente manter o ambiente limpo. Em seguida a palavra foi solicitada pela protetora de animais, Roberta, interrogando sobre o abrigo ao animal no pós-operatório. A mesma também solicitou a presença da polícia e/ou guarda municipal para que os acompanhe em visitas pós-denúncias. Igor Renno a responde, informando que os convites a entidades foram entregues, mas talvez por uma situação logística, não puderam comparecer ao evento, mas destacou as instituições do Governo do Estado sempre estão abertas ao diálogo e quando solicitadas fazem acompanhamento, dentro dos critérios legais que podem atuar.
Dando sequência, a fala foi solicitada pelo protetor de animais, Clairton, que falou sobre a importância da castração e questionou sobre o programa de controle de animais com calazar, que é de grande importância para saúde da população municipal. Igor Renno respondeu que sobre o controle de zoonoses, deve-se consultar a Secretaria Municipal de Saúde, sendo o responsável por esse departamento o Levi Gomes, que no momento, já havia deixado a audiência. Na sequência, a palavra foi solicitada pela participante Joelma, representante da Comissão da OAB de Defesa dos Direitos dos Animais, reforçando a importância do apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e parabenizando a prefeita Dilmara Amaral e todos do Instituto Municipal de Meio Ambiente pela excelência nas atividades inerentes à causa. A mesma citou ainda que esse momento da audiência pública é um marco para a causa, visto a dificuldade que os protetores passam pela falta de recursos e apoio para cuidar dos animais maltratados, doentes e até atropelados. A cuidadora Roberta, sugeriu a transmissão de uma Live no momento da audiência, que seria uma oportunidade da causar chegar a mais ouvintes que não puderam estar presentes. A pergunta seguinte é sobre a questão da programação de atendimento dos animais de rua para castração. Carlos Barreto respondeu que está em curso a elaboração da instrução normativa para iniciar os processos de atendimento do castramóvel. Roberta agradeceu o momento e encerrou a participação dos cuidadores de animais. André perguntou se pode inserir a medicações do VetAmigo, no programa e a ele foi esclarecido que infelizmente não, pois são objetos de programas diferentes, visto que o VetAmigo ainda está sob administração da Secretaria de Saúde. Na sequência a audiência pública se deu por encerrada, agradecendo a todos os presentes e comunicando que a ATA redigida nessa audiência será publicado no Diário Oficial do Município a fim de publicizar o ato.


