Notícias

Realizado o 1º Workshop Limoeirense sobre o Autismo

Secretaria de Saúde da prefeitura de Limoeiro do Norte, mostra sua capacidade e sensibilidade sobre o tema

POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | 17 DE AGOSTO DE 2018 | 166

Auditório da Fafidam ficou lotado de atentos expectadores

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas.

Os sinais mais óbvios do Transtorno do Espectro Autista tendem a aparecer entre 2 e 3 anos de idade. Em alguns casos, ele pode ser diagnosticado por volta dos 18 meses.

Alguns atrasos no desenvolvimento associados ao autismo podem ser identificados e abordados bem cedo. Recomenda-se que os pais com preocupações busquem uma avaliação sem demora, uma vez que a intervenção precoce pode melhorar os resultados.

E a Secretaria de Saúde da prefeitura de Limoeiro do Norte, mostra sua capacidade e sensibilidade sobre o tema ao criar o Núcleo de Atendimento à Criança Autista (NACA), que foi apresentado pela psicóloga Renata Fontelle. O primeiro passo para entrar no serviço é procurar uma Unidade Básica de Saúde, em seguida fazer uma consulta com um médico neuropediatra que vai emitir um laudo e o paciente vai receber uma visita social e será integrado ao grupo de 18 pacientes que são atendidos em Limoeiro do Norte.

De acordo com as estatísticas, o TEA atinge 86% das crianças do sexo masculino e 14% do sexo feminino, e teve seu primeiro diagnóstico em 1906 nos Estados Unidos. No Brasil são mais de 2 milhões de casos diagnosticados.

E na manhã desta sexta-feira (17/08), foi realizado no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), o 1º Workshop Limoeirense sobre o Autismo, que apresentou como palestrantes o professor e terapeuta ocupacional Wilson Braga e médica neurologista Dra. Aline Miranda. Eles falaram para um público formado por pais, profissionais de saúde e dirigentes de entidades representativas.

A mesa solene do evento foi presidida pelo secretário de saúde, Dr. Júnior Ibiapina e os palestrantes foram saudados pelo prefeito Dr. José Maria Lucena.

Saúde de qualidade e igualitária também é Inovação e Transparência

 

Deixe seu comentário