Notícias

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E SEBRAE-CE ESTIMULARÁ O EMPREENDEDORISMO DESDE A INFÂNCIA.

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E SEBRAE-CE ESTIMULARÁ O EMPREENDEDORISMO DESDE A INFÂNCIA.

#DESENVOLVIMENTO | POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | 30 DE ABRIL DE 2019 | 208

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E SEBRAE-CE ESTIMULARÁ O EMPREENDEDORISMO DESDE A INFÂNCIA.

A parceria foi lançada no dia 30.04 e tem como ideia principal:
Empreendedorismo, uma lição que se aprende desde cedo.

Será realizada através do PROJETO JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIRO PASSO, que possibilita à criança aprender de forma lúdica e desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores.

O curso leva às crianças a proposta de uma educação empreendedora desde o Ensino Fundamental e procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

No projeto são trabalhados os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO:

- Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
- Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
- Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
- Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo no qual ele está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

O ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras, aprimorando seu desenvolvimento social de humano.

O projeto estará disponível para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, oferecendo diversos cursos com até 30 horas de duração, como Oficina de Brinquedos Ecológicos, Ecopapelaria, Artesanato Sustentável, Empreendedorismo Social, Novas Ideias-Grandes Negócios, entre outros, de acordo com a série cursada pelos alunos.

Na fase inicial serão atendidos alunos das escolas municipais Profa. Maria Gonçalves da Rocha Leal-1º ao 5º anos e Escola de Ensino Fundamental José Hamilton de Oliveira-6º ao 9º anos. Posteriormente o projeto será levado à demais escolas do município.

Foi celebrado um termo de parceria entre a prefeitura e o Sebrae, assinado pelo o Prefeito José Maria Lucena, para que o Município de Limoeiro do Norte possa receber o programa nas escolas municipais.

Estiveram presentes na ocasião a Secretária de Educação, Fátima Holanda, o Secretário de Atividades Econômicas, Ederson Castro Pimpão, a Articuladora de negócios do Sebrae-CE, Wandrey Pires e o Diretor Superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo

Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.
Compromisso e Realização com Inovação e Transparência.

 

Deixe seu comentário