Notícias

ORQUESTRA SINFÔNICA DARÁ OPORTUNIDADE A 100 JOVENS LIMOEIRENSES

O projeto atenderá a crianças, adolescentes e jovens entre 11 e 16 anos

#CULTURA | POR CARLOS LEAL | 13 DE JUNHO DE 2019 | 223

Imprensa e autoridades prestigiaram o evento

Numa solenidade ocorrida no gabinete do prefeito Dr. José Maria Lucena, foi assinado um contrato entre a prefeitura e a Orquestra Contemporânea Brasileira, criada em 2016 pela Associação Cultural Sistema Interestadual Brasileiro de Bandas e Orquestras - SINFONIA.BR. Esta é a primeira orquestra profissional do Ceará com atividades regulares. Em sua Temporada 2019 a orquestra realizará no Ceará 20 concertos, incluindo apresentações no Cine Teatro São Luiz (em Fortaleza) e no interior (em cidades como Viçosa do Ceará e Crato).
Para democratizar o acesso de suas ações à comunidade, a Orquestra Contemporânea Brasileira realiza também parcerias com instituições culturais e poder público, no sentindo de levar o seu programa de educação musical a cidades do interior do Ceará. Assim, o projeto assinado entre as partes visa a criação de uma orquestra infanto-juvenil no município de Limoeiro do Norte, a partir da implantação de um núcleo de educação musical da Orquestra Contemporânea Brasileira no município, onde serão ofertadas gratuitamente oficinas de instrumentos de corda friccionada (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) para crianças e adolescentes, atendendo até 100 beneficiários diretos.
O projeto atenderá a crianças, adolescentes e jovens entre 11 e 16 anos. Após a oficina de Musicalização (pré-orquestra) que tem duração de três meses, os alunos passam a dedicar-se ao instrumento musical de sua escolha, recebendo formação teórica e prática instrumental. Após quatro meses de aulas práticas de instrumento, os alunos já estarão aptos a tocar as primeiras melodias, participar de ensaios e realizar o primeiro concerto da Orquestra Infanto-juvenil de Limoeiro do Norte.
No ato da assinatura, o prefeito estava ladeado pelo vice-prefeito João Dilmar, oito vereadores e diversos secretários. Presentes também, o maestro Arley Fernandes, regente da Orquestra Contemporânea; o maestro Luandrey Célio da Banda Municipal de Música de Limoeiro do Norte e o maestro Ernande Barbosa da Banda Municipal de Russas.
Isso é Inovação e Transparência

 

Deixe seu comentário