Pesquisa do IBGE e IPECE revelaram posição de destaque para o Vale do Jaguaribe no quesito PIB per capita.
Pesquisa do IBGE e IPECE revelou posição de destaque para o Vale do Jaguaribe no quesito PIB per capita.
A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda a medir o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região. A renda per capita é obtida mediante a divisão da Renda do município pelo seu número de habitantes.
De acordo com a pesquisa do IBGE e revelada pelo IPECE, somente 13 municípios do Ceará, possuem PIB per capita acima de 20 mil reais e apenas 6 cidades do interior do Ceará estão nesse seleto rol.
Entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, Limoeiro do Norte lidera o Ranking no Vale do Jaguaribe. Quixeré e Pereiro, com população inferior a 50 mil habitantes, também estão na relação das 13, o que mostra a pujança da nossa região.
Morada Nova apresentou PIB per capita pouco de 18 mil reais e Russas apenas 13 mil reais por habitante.
Para o Secretário do Desenvolvimento Econômico de Limoeiro, Éderson Castro Pimpão, os números divulgados são resultados da bravura, seriedade e competência do limoeirenses e daqueles que vivem aqui, bem como do incentivo ao empreendedorismo e dos investimentos públicos e privados realizados nos últimos anos.
"Quando o poder público cria um ambiente de negócios sério e favorável, as pessoas passam a acreditar mais na cidade. Ao lado do prefeito José Maria Lucena e da nossa agora deputada estadual eleita Juliana Lucena, criamos o Espaço do Empreendedor; prospectamos novos negócios; acreditamos no potencial das energias renováveis; fortalecemos as parcerias com o Agro e a Agricultura Familiar; avançamos em políticas de inovação e tecnologia; fortalecemos a cadeia da saúde; e o nosso comércio continuou crescendo", disse Pimpão, que também destacou a importância da DESBUROCRATIZAÇÃO, do Projeto Acelera Limoeiro, que deverá ser lançado no início de 2023 e do Poder Legislativo local, que sempre aprovou as leis necessárias para garantir segurança jurídica aos investidores.
"Em 2017, quando José Maria Lucena assumiu a gestão, o PIB per Capita de Limoeiro era de R$ 15.564,56, mas hoje, ultrapassamos a histórica marca de R$ 20.414,96, um aumento superior a 30%, um dos maiores crescimentos econômico do Ceará", ressaltou o Secretário Pimpão.
São números que revelam a força do Vale do Jaguaribe e que colocam Limoeiro do Norte, Quixeré e Pereiro entre as principais economias do Ceará.
Que em 2023 o Vale do Jaguaribe permaneça crescendo e se desenvolvendo.