Prefeitura leva através de Roda de Conversa conscientização sobre o Autismo a crianças e adolescentes de projetos sociais
Prefeitura leva através de Roda de Conversa conscientização sobre o Autismo a crianças e adolescentes de projetos sociais.
Levar informações acerca da questão do Autismo junto a adolescentes e familiares, visando ampliar os conhecimentos sobre o TEA e as diversas formas de intervir para possibilitar o pleno desenvolvimento.
Foi com esse objetivo que a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Assistência Social (SEMAS) e Educação - (SEMEB), realizou na manhã desta quinta-feira, (26/04) uma 'roda de conversa' sobre Autismo com adolescentes e familiares do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Distrito do Bixopá.
A roda de conversa foi com Janete Paula, Assistente Social, mãe de Autista e que luta junto a pais e mães componentes de associações que convivem com o tema. A mesma deu ênfase ao direito a Educação, Saúde e Assistência, que foram conquistados legalmente com a publicação da lei da Política Nacional de Proteção às pessoas com Autismo.
TEA
O Transtorno de Espectro
Autista (TEA) se caracteriza como um problema de neurodesenvolvimento que afeta muitas pessoas.
Constantemente pais e profissionais buscam compreender o transtorno, métodos e técnicas para estimular o desenvolvimento global das
pessoas que apresentam o TEA, visando garantir a plena convivência e interação na família e na sociedade.
A família e a escola são espaços indispensáveis para a inserção da criança autista no convívio social cotidiano.