O evento foi sediado em Limoeiro do Norte e contou com participantes locais e dos municípios de Quixeré e Tabuleiro do Norte.
O evento foi sediado em Limoeiro do Norte e contou com participantes locais e dos municípios de Quixeré e Tabuleiro do Norte.
A Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, por meio do Grupo Técnico em doença de Chagas, e a coordenação geral do projeto Expresso Chagas XXI no Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz realiza nos dias 04 e 05/05 o Workshop Expresso Chagas no Ceará em Limoeiro do Norte.
Profissionais de saúde, educação, cultura e assistência social participam do evento que tem o objetivo de reunir profissionais de três municípios onde a doença de Chagas ainda apresenta muitos desafios para controle e eliminação como problema de saúde pública. O evento está sendo sediado em Limoeiro do Norte e conta com participantes locais e dos municípios de Quixeré e Tabuleiro do Norte.
Limoeiro do Norte, além dos profissionais também se fez representar pelo Secretário de Saúde, Dr. Deolino Júnior Ibiapina.
A proposta de realização de expedições do Expresso Chagas XXI nessas três cidades, no segundo semestre de 2023, foi discutida e aprovada na Comissão Intergestores Regional (CIR) no dia 11 de abril, quando foi reiterado o interesse tanto nas expedições como na formação de equipes locais.
Para isso uma comissão organizadora foi composta com parceiros que
definiram o evento como presencial, na sede do CVT de Limoeiro do Norte, e se comprometeram em implementar
o projeto localmente, com a uma vasta programação que envolve dois dias.
O que é o "Expresso Chagas XXI" (EC21)?
É uma nova tecnologia social (TS) para a saúde e a educação científica que objetiva traduzir as descobertas sobre doença de Chagas (DC) em práticas de educação, informação e promoção da
saúde, integradas a conhecimentos relativos à COVID-19, uma vez que a DC crônica pode se constituir em comorbidade para a COVID-19 e vice-versa.
O EC21 foi desenvolvido por investigadores e estudantes da Fiocruz, envolvendo fortemente as pessoas afetadas pela DC vinculadas à Associação Rio Chagas: pacientes, familiares, profissionais de saúde e amigos. Durante a pandemia o EC21 foi adaptado para o ambiente virtual (EC virtual).