Peça e ofereça ajuda, disque 188 apoio emocional
Mês de prevenção ao suicídio
A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Com o objetivo de alerttar a população sobre a prática de suicídio no país, o Setembro Amarelo chama atenção para a importância do apoio profissional e familiar em casos de depressão, uma doença que causa a morte de 32 pessoas por dia no Brasil
4 PASSOS PARA AJUDAR UMA PESSOA SOB RISCO DE SUICÍDIO
1. Incentive a pessoa a procurar ajuda profissional - Assuma como um compromisso utilizar todas as suas habilidades para colocar essa pessoa na mão de um profissional de saúde, de preferência um especialista na área. Oito em cada dez pessoas que se suicidaram não tiveram contato com um psiquiatra, psicólogo ou psicanalista nos seis meses anteriores à morte. O ideal é acompanhar a pessoa, pelo menos, na primeira consulta.
2. Se concluir que a pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de emergência, serviço telefônico de atendimento a crises, profissionais da área ou consulte familiares dela.
3. Se a pessoa vive com você, assegure-se de que não terá acesso a meios ou ferramentas para atentar contra a própria vida (armas, pesticidas, cordas, objetos capazes de furar ou cortar e medicamentos).
4. Permaneça em contato. Acompanhe o que a pessoa faz e como está.