05-ABR-2024

Abertura da Festa Anual das Árvores

A Festa Anual das Árvores tem sua abertura com evento e palestra em parceria com o corpo de bombeiros.

#MeioAmbiente POR MARA VLADIANA 05 DE ABRIL DE 2024

Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, Instituto Municipal de Meio Ambiente (IMMAB), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) e Governo do Estado do Ceará dão início à Festa Anual das Árvores. No dia 03 de abril de 2024, no IFCE de Limoeiro do Norte, aconteceu a abertura do evento com palestra em parceria com o corpo de bombeiros abordando o tema "Incêndios Florestais" que contou com presença de alunos da rede pública e autoridades.

Sabendo que a árvore é o elo entre os seres vivos, a água, o ar e a terra e que toda a vida terrestre depende direta ou indiretamente delas, o Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES. Esse ato é realizado pelo Governo do Estado do Ceará através da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, especificamente no período chuvoso. A SEMA em parceria com os municípios cearenses, ONG's, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, realiza diversas ações de educação ambiental em todo o estado visando conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores. Este ano, nosso tema é "Ceará sem fogo, todos juntos contra os incêndios florestais".

Na quinta-feira aconteceu um momento de arborização da Creche Teotônio Barboza Araújo em ação com os AJA's(Programa Agente Jovem Ambiental) pela manhã, momento de interação dos pequeninos fazendo sua participação para o meio ambiente com plantação de mudas. No período da tarde ocorreu a reinauguração da Usina de Mudas no Campo Florestal.

O projeto USINA DE MUDAS visa à produção de mudas de espécies nativas para a Arborização Urbana e recuperação de áreas degradadas.

Ela é uma iniciativa para incentivar a população a utilizar as espécies do nosso bioma Caatinga.

As mudas produzidas serão disponibilizadas para a população em geral e cada pessoa poderá levar duas mudas por vez.

A importância desse projeto se dá pela valorização das espécies pertencentes ao nosso bioma e principalmente pela utilização das mesmas em ações de doações, reflorestamentos e na Arborização da nossa cidade que ocorrerá gradativamente visto a necessidade em substituir algumas espécies exóticas que desgastam muito o nosso ecossistema.

Na sexta-feira, dia 05 de abril, pela manha, foi realizada uma blitz no Centro da cidade, com distribuição de mudas em ação com os AJA's (Programa Agente Jovem Ambiental).

Unam-se a nós nesse compromisso de proteger nossas florestas e preservar nossa natureza para as gerações futuras.

#AssistênciaSocial Hoje

#Esporte Hoje