Secretária de educação e alunos demonstram entusiamo
A Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte, lançou perante a comunidade escolar no auditório do Centro Vocacional Tecnológico o projeto: "Aluno Repórter na Escola", no sentido de proporcionar esses espaços de participação e envolvimento com nossos jovens e adolescentes.
A escola é um espaço de ideias que podem gerar enfrentamento ou estabelecer parcerias para ações melhores para todos. Ao desconsiderar os jovens na resolução de desafios do dia a dia da escola e de políticas públicas, perde-se potencial de engajamento e inovação.
Ações de gestão democrática, que envolvam os alunos nas discussões e decisões, como assembleias e comissões - espaços em que os estudantes são convidados a refletir sobre processos, problemas e fazer parte das soluções - podem fazer da escola um espaço de maior pertencimento, melhor convivência e mais oportunidades de desenvolvimento. São muitas portas possíveis de serem abertas nesse processo, ainda mais quando se tem uma rede que auxilie a fazer escolhas mais conscientes e em melhores condições.
Segundo a secretária de educação Fátima Holanda "é nisso que acredito como educadora". Entre as principais recomendações do estudo para políticas e programas voltados para a juventude, estão o reconhecimento de que precisa ser diversa; o apoio para que jovens se sintam seguros em explorar novos territórios e ousar novos olhares; levar a sério o protagonismo juvenil não como consultivo, mas na perspectiva de construção conjunta; ampliação de programa de aprendizagem; aproximar os serviços públicos do jovem; reconhecer as inovações já em curso desenvolvidas pela juventude e articulação entre as diferentes políticas sociais.
Isso é Inovação e Transparência.
A Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte, lançou perante a comunidade escolar no auditório do Centro Vocacional Tecnológico o projeto: "Aluno Repórter na Escola", no sentido de proporcionar esses espaços de participação e envolvimento com nossos jovens e adolescentes.
A escola é um espaço de ideias que podem gerar enfrentamento ou estabelecer parcerias para ações melhores para todos. Ao desconsiderar os jovens na resolução de desafios do dia a dia da escola e de políticas públicas, perde-se potencial de engajamento e inovação.
Ações de gestão democrática, que envolvam os alunos nas discussões e decisões, como assembleias e comissões - espaços em que os estudantes são convidados a refletir sobre processos, problemas e fazer parte das soluções - podem fazer da escola um espaço de maior pertencimento, melhor convivência e mais oportunidades de desenvolvimento. São muitas portas possíveis de serem abertas nesse processo, ainda mais quando se tem uma rede que auxilie a fazer escolhas mais conscientes e em melhores condições.
Segundo a secretária de educação Fátima Holanda "é nisso que acredito como educadora". Entre as principais recomendações do estudo para políticas e programas voltados para a juventude, estão o reconhecimento de que precisa ser diversa; o apoio para que jovens se sintam seguros em explorar novos territórios e ousar novos olhares; levar a sério o protagonismo juvenil não como consultivo, mas na perspectiva de construção conjunta; ampliação de programa de aprendizagem; aproximar os serviços públicos do jovem; reconhecer as inovações já em curso desenvolvidas pela juventude e articulação entre as diferentes políticas sociais.
Isso é Inovação e Transparência.