PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL LIMOEIRENSE
PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL LIMOEIRENSE
Tomou posse nesta quarta-feira, 28 de julho de 2021, a primeira composição do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural e Natural (COMPHIC) do município de Limoeiro do Norte, formado por nove representantes da sociedade e do poder público.
O Conselho, criado pela Lei nº 2.234, de 5 de abril de 2021, tem entre suas atribuições, deliberar sobre o tombamento de bens móveis e imóveis, público e privados, e registro de expressões culturais; bem como propor a preservação de ambientes e espaços ecológicos importantes para a manutenção da qualidade ambiental e garantia da memória histórica e ecológica do município.
Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) apresentou a minuta do Regimento Interno do Conselho, a ser discutida e aprovada pelo membros, quais sejam, os representantes da Secretaria Municipal de Projetos Urbanísticos (SEPURB), do Instituto Municipal do Meio Ambiente (IMMAB), da Procuradoria Geral do Município, da Câmara Municipal, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) e do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE).
O professor arquiteto Robledo Duarte, especialista em Gestão Ambiental, que já foi coordenador do patrimônio material da SECULT-CE e compôs a equipe de restauração do Cine-Theatro São Luiz e do Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE), na ocasião, proferiu palestra sobre o "Patrimônio e seus instrumentos de proteção".
O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Jorge Pieiro, que preside o colegiado, destacou a importância da decretação da Lei pela Câmara Municipal e pela seu sanção e promulgação pelo prefeito Dr. José Maria Lucena. Lembrou da responsabilidade da gestão nesse sentido e, por consequência, do bom desafio a todos os membros do Conselho recém-empossado nessa parceria importante para a sociedade. E reforçou ser "a conservação do patrimônio material e imaterial ato de preservação da memória e da história de um povo, aquilo que perpetua a sua identidade e o sentimento de pertencimento. É atitude que busca resgatar, conservar, valorizar e perpetuar nossa gente, nosso lugar, nosso valor."