Valorização e apoio às profissionais pelo Dia Internacional da Mulher.
Valorização e apoio às profissionais pelo Dia Internacional da Mulher.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, através do Instituto Municipal de Meio Ambiente - IMMAB, realizou um momento de alegria, festividade e descontração com as mulheres catadoras de materiais recicláveis de Limoeiro do Norte.
Mais que um momento de reconhecimento pelo trabalho que fazem em prol do nosso município, a garra de cada uma e a importância delas para Limoeiro do Norte, ressaltou o prefeito Dr. José Maria Lucena. Presentes reconhecendo o trabalho destas mulheres a secretária de Governo Juliana Lucena, a Superintendente do IMMAB, Karísia Mara, o secretário de Finanças Almar Santiago, a secretária de Assistência Social, Arivan Lucena e a Sr. Elbênia Neres.
Com 74 anos, a Sra. Raimunda Alves Bezerra foi homenageada pelo destaque como sendo pioneira na catação de recicláveis com mais de 40 anos de catação. A Sra. Maria Rubens Saldanha Bezerra (Pedinha) foi a primeira presidente da Associação de Catadores que protagonizou a luta pela constituição da Associação, também homenageada.
A Sra. Francisca Arruda Bezerra (Preta) era vice-presidente assumindo em 2020 tendo mandato vigente até março de 2023. Também homenageadas a Maria Lucimar Melo, Maria de Castro de Andrade e Rizete Ferreira da Silva, ambas foram as UNICAS que aceitaram participar do projeto Piloto da Coleta seletiva desenvolvido pelo IMMAB no Bairro Dr. José Simões em 2021/2022.
ASSOCIAÇÃO: A Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis Bom Jesus Sul (Limoeiro do Norte) possui atualmente 263 catadores associados. Destes, 119 são mulheres, sendo que 48 desenvolvem suas atividades no lixão e 71 nas ruas. A associação é presidida por uma mulher, Francisca Arruda Bezerra, popularmente conhecida por Pretinha.
Em fevereiro deste ano a Prefeitura Municipal através do IMMAB selecionou 24 catadores por meio de Edital para trabalharem na Central Municipal de Reciclagem (CMR). 11 mulheres foram classificadas e receberão incentivo financeiro mensal de ¼ do salário mínimo vigente quando convocadas para o trabalho na coleta seletiva municipal na CMR.