Tema: A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.
Tema: A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.
A Conferência é um evento participativo, responsável pela construção e atualização das políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e realizada pelo Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro do Norte, com intuito de debater e eleger as propostas prioritárias para o fortalecimento da política pública de saúde mental, no âmbito municipal, estadual e federal.
Data: 01/04/2022
Horário: 07h às 13h
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Lúcia Baltazar Costa.
Link para Inscrição- https://forms.gle/odZY77Xy5Rmn7xtR7
Com o tema central: A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS, e organizada em quatro eixos: Eixo I - Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Eixo II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III - Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Eixo IV - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
O evento é um marco histórico no município, por se tratar da primeira conferência, momento oportuno para fortalecer a política de saúde mental, álcool e outras drogas no âmbito local. Além disso, propicia a participação popular na construção de direcionamentos pertinentes para qualificar a assistência as pessoas em sofrimento psíquico, bem como rememorar os princípios defendidos pela reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial na garantia de direitos e do tratamento em liberdade.
Historicamente as conferências de saúde representam espaços participativos e que conquistaram significativos avanços na abolição da lógica asilar no âmbito federal, estadual e nos municípios brasileiros.
Convidamos toda a sociedade limoeirense a participar desse momento de grande valor, para o fortalecimento do SUS, sob o viés da Saúde Mental.