Prefeitura de Limoeiro do Norte e UFERSA avançam em parceira de cooperação.
Prefeitura de Limoeiro do Norte e UFERSA avançam em parceira de cooperação.
Produtores Rurais da região do Km 60 na Chapa do Apodi, observaram a presença de uma indesejável praga que vem causando preocupação nos agricultores.
Tem sido muito comum ver a presença de caramujos invadindo as plantações da Chapada do Apodi. São centenas, milhares de caramujos que tem se reproduzido na área da comunidade do Km-60, especialmente nas culturas de banana e mamão. O animal tem uma predileção por hortaliças produzidas no lugar.
Os agrônomos da Secretaria de Atividades Econômicas de Limoeiro do Norte -SEMAE, Djanir dos Santos e Felipe, vem realizando o acompanhamento desse problema e saneando as dúvidas dos produtores, enquanto o Secretário de Atividades Econômicas de Limoeiro do Norte, Éderson Castro Pimpão, amplia os diálogos sobre o caso com a UFERSA - Universidade Federal do Semi Árido, com sede em Mossoró.
No último final de semana, a equipe técnica da Prefeitura esteve com o Professor Josivan Barbosa, ex-reitor da UFERSA, que após visita "in loco" na área atingida pelos caramujos, realizou a colheita de amostras para análises e ratificou o interesse da universidade de avançar em cooperação com a gestão municipal do município.
Essa é a segunda vez que a UFERSA firma parceria com a Prefeitura de Limoeiro do Norte, tendo, na primeira oportunidade, ambos entes, encontrado soluções para neutralizar o avanço do Cancro Cítrico nos limoeiros, evitando a dizimação de 20% de todos os pés de limão do município.
O professor Josivan Barbosa levou para análise laboratorial os caramujos, no sentido de que estudos e soluções possam ser oferecidos.
O Secretário Pimpão, garantiu que a Prefeitura de Limoeiro do Norte está se dedicando ao máximo para ajudar os produtores a encontrarem uma solução para o problema. "Não descansaremos enquanto não encontrarmos respostas científicas que ajudem o nosso produtor a resolver esse problema. Desde o primeiro momento que soubemos da existência do caramujo, acionamos os nossos Agrônomos para acompanharem de perto o problema. Estamos envolvendo também a UFERSA, que é referência em fitopatologia e outras áreas da agronomia", disse o Secretário.
O agricultor Geraldo, que acompanhou a visita, agradeceu o empenho da Prefeitura de Limoeiro do Norte, gestão do prefeito Dr. José Maria Lucena e o esforço de todos que estão ajudando.